11 dezembro 2009

Campanha de solidariedade

Durante o primeiro período foi desenvolvido um projecto de solidariedade que partiu do aluno João Páscoa, do 6ºB.


Mail Enviado pelo João a todas as escolas do Agrupamento da Gafanha da Encarnação

Olá sou o João, tenho 12 anos e ando no 6.º ano.

Sou portador de hidrocefalia.
Este último ano tem sido uma fase muito difícil da minha vida, porque já passei por muitas operações e complicações pós-operatórias.
O meu médico é o Dr. Alexandre Correia, ele é de Cabo Verde, e além de meu médico é meu amigo. Nos momentos mais difíceis, quando eu estou a sofrer muito, ele diz-me "nós vamos conseguir ultrapassar isto" já não é "tu vais conseguir".
Eu e a minha mãe pensamos numa maneira original de agradecer ao Dr. Alexandre tudo o que ele tem feito por mim.
A melhor maneira que encontramos foi ajudar os meninos de Salamansa, uma comunidade pobre de pescadores da ilha de São Vicente,a ilha de onde o Dr.Alexandre é natural.Vamos angariar material escolar, material para uma caixa de primeiros socorros e roupas usadas em bom estado.
O Dr aceitou apadrinhar a nossa campanha e tudo o que conseguirmos angariar vai ser entregue pessoalmente por ele na escola desses meninos.
Essas crianças se forem ajudadas podem vir a ter um futuro melhor, porque Cabo Verde é um país pobre e nem sempre as crianças e os jovens têm oportunidade de estudar mesmo que tenham capacidades.
Vamos ser todos solidários e fazer a diferença na vida dessas crianças.

01 dezembro 2009

Mil Brinquedos por Mil Sorrisos



Muitas crianças especiais são confrontadas com a impossibilidade de utilizar brinquedos e de ter acesso a brinquedos que possibilitam momentos lúdicos e situações de interacção com os seus pares em situação de brincadeira. É essencial permitir às crianças portadoras de deficiência o acesso a brinquedos.

Neste sentido o Grupo de Educação Especial aderiu à Campanha “Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”, promovido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, no intuito de fazer sorrir algumas crianças portadoras de deficiência, nesta época natalícia.

Pedimos a todos os docentes a oferta de um brinquedo (pode ser usado) com um sistema electrónico simples, de forma a poder ser adaptado e transformado num "brinquedo especial".

A adaptação será efectuada por um grupo de alunos e professores voluntários do departamento de Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Desde já agradecemos a todos a vossa colaboração. Estamos certas que vamos fazer sorrir muitas crianças.




Campanha
Desde 1 a 14 de Dezembro

Entrega dos brinquedos
A todas as docentes de Educação Especial.